Rueda de prensa Encuntro Ibérico

No passado dia 15 de Outubro teve lugar em Sevilha a primeira reunião do comité director do II Encontro Ibérico de Democracia e Orçamentos Participativos, na sede do Departamento de Administração Local e Relações Institucionais da junta de Andaluzia, entidade organizadora do mesmo. O evento, que se celebrará nos dias 14 e 15 de Março de 2014, na localidade andaluz ade Mollina, dará continuidade à agenda de Espanha e Portugal em matéria de orçamentos participativos.

 

O Comité Director fixou a agenda e conteúdos do II Encontro, que parte da necessidade de defender o poder local e a democracia participativa. O programa centrar-se-á sobre esta temática, abordando igualmente matérias como (1) a participação de crianças e jovens; (2) a gestão de serviços públicos; (3) experiências e metodologias de orçamentos participativos; (4) governo aberto e transparência; e (5) inclusão social.

 

Após a reunião teve lugar uma conferência de imprensa, na qual o Director Geral de Administração Local, Juan Francisco Camacho, destacou a prioridade deste debate no preciso momento em que se está a questionar a descentralização do Estado e o papel dos municípios no desenvolvimento democrático do Estado. Segundo o Director geral, “é necessário reafirmar a necessidade de reforçar do poder local, fortalece-lo e aperfeiçoá-lo.”

 

Camacho também sublinhou a importância de haver uma convocatória inclusiva e ampla, cujo objectivo fundamental é chegar a todos os territórios de Espanha e Portugal. Nesse sentido, recordou o esforço da organização em incorporar um amplo número de entidades nos trabalhos preparatórios do mesmo.

 

Na reunião de Sevilha participaram delegados dos dois países da Península Ibérica. De Portugal estiveram presentes representantes das Câmaras Municipais de Lisboa e Cascais e da Associação In Loco. De Espanha participaram representantes da Rede Cidades Participativas, os Municípios de Archidona e Rivas Vaciamadrid e, em representação da Junta de Andaluzia, os Directores Gerais de Administração Local e Direitos da Cidadania, Participação e Voluntariado e o Director da Agência Andaluza de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

 

 

Deja una respuesta