O pré-programa do II Encontro Ibérico de Democracia e Orçamentos Participativos pode ser consultado na página de Internet do evento. Todas as actividades, quase definidas, terão lugar nos dias 14 e 15 de Março, no CEULAJ, em Mollina, onde de estarão presentes representantes de inúmeros municípios espanhóis e portugueses.

 

I Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos

I Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos

 

Sob o título “Defender a democracia local”, o objectivo do evento é promover o intercâmbio de experiências e analisar os orçamentos participativos, bem como outras formas de democracia participativa, procurando dessa forma a sua promoção e fortalecimento no contexto da Península Ibérica.

 

Este intercâmbio estará presente em painéis como “Experiências e metodologias de orçamentos participativos”, ou em oficinas como “Iniciação de processos de orçamento participativo”. Estão também previstos espaços protagonizados pelos mais pequenos, como é o caso da actividade “A participação com crianças e jovens”.

 

“Participação para a incluso social” será outro interessante espaço, no âmbito do qual se contará com a experiência de iniciativas cidadãs, como Gamonal Resiste ou a PAH, que apresentarão as suas vivências e formas de organização em processos deste tipo.