O encontro ibérico para falar de democracia e orçamentos participativos, no próximo mês de Março, em Mollina, é o segundo em dois anos. O primeiro teve lugar em Novembro de 2012, em Odemira, Portugal. Foi o primeiro Encontro Ibérico de Orçamentos Participativos, um evento que teve como objectivo proporcionar um fórum de discussão, em que se contrastaram exemplos e modelos de orçamentos participativos em Portugal e Espanha, bem como boas práticas, experiências e testemunhos de políticas públicas de participação.
Este primeiro encontro constituiu uma oportunidade de conhecer experiências de participação na Península Ibérica e noutros países convidados de África e da América Latina. Marcaram presença responsáveis políticos e técnicos de participação cidadã de distintas regiões de Portugal, Espanha, Brasil, Colômbia e Moçambique.
A organização esteve a cargo do Município de Odemira, da Associação In Loco e da Rede de Cidades Participativas.
O encontro teve duas temáticas centrais. A primeira, “Uma década de Orçamentos Participativos em Portugal e Espanha: tendências e desafios futuros”, esteve a cargo de Nelson Dias, Presidente da In Loco, e Ernesto Ganuza, investigador do IESA, de Espanha. A segunda foi centrada nas práticas de orçamentos participativos de crianças e jovens.