Rabat 2

Celebrou-se em Rabat, entre os dias 1 e 4 de Outubro, a Cimeira de Líderes Locais e Regionais, no âmbito do 4º Congresso da CGLU – Cidades e Governos Locais Unidos. O seu lema foi “imaginar a sociedade, construir a democracia”. Neste evento foi criado um espaço de encontro e intercâmbio entre o continente africano e o resto do mundo, num contexto marcado pela crise económica e pela redução de recursos dos governos locais.

 

Em Rabat foi também lançada a convocatória para o II Encontro Ibérico de Democracia e Orçamentos Participativos, que terá lugar na localidade de Mollina, Málaga, nos dias 14 e 15 de Março de 2014. Actores institucionais, sociais e investigadores de Espanha e Portugal reunir-se-ão num encontro que tem como título “Defender a democracia local”. O objectivo deste evento é trocar experiências e analisar os orçamentos participativos e outras formas de democracia participativa, para além da sua promoção e fortalecimento nos dois países organizadores.

 

Não é a primeira vez que Espanha e Portugal, países com proximidade cultural e geográfica, se encontram para trocar experiências sobre orçamentos participativos. Desde 2010 que se tem vindo a construir uma agenda peninsular em matéria de orçamentos participativos, cujo ponto mais importante foi o primeiro encontro ibérico, que se celebrou na localidade portuguesa de Odemira, durante os dias 16 e 17 de Novembro de 2012.

 

Este encontro ficou marcado pelo forte impulso dado à troca de conhecimentos e experiências entre técnicos, agentes institucionais e cidadãos implicados em práticas de orçamento participativo. Fez-se uma análise dos mais de 10 anos de processos em Espanha e Portugal e mencionou-se a necessidade de modernizar a administração pública para a aplicação de políticas de participação cidadã. A presença de experiências de outros países foi igualmente importante para a análise de diferentes modelos de participação e deliberação dos cidadãos.

 

Deja una respuesta